top of page

MANIFESTO DA CURADORIA EM VIAGEM:

 

Em seu sentido psicanalítico, acreditamos que a viagem enquanto ato cura e adoece, abre, fecha e gera feridas, deixando cicatrizes no corpo, alma e mente dos sujeitos e sociedades envolvidos nestes processos de mobilidade e (des)encontro com a alteridade.

Já no seu sentido artístico, a viagem  enquanto texto possui um fundo e uma forma do entre-lugar, representada pela dialogia entre o ficar e o partir, o lar e o lá - o la(r).

A viagem dos atos saudáveis e enfermiços, com ascenções e quedas dos viajantes.

A viagem do discurso esteticamente pop, nerd, geek, freak, cult e afins.

A mobilidade: perdição e salvação das nossas sociedades. 

Possuindo raízes, asas e memórias, a viagem é uma multiplicidade de textos e atos sobrepostos que merecessem passar por um processo curatorial. 

Por isso, a curadoria em viagem é uma proposta de construir enunciações e passagens a atos que tragam uma práxis sobre a política e a poética que envolvem os dramas da mobilidade. Queremos contribuir para a construção de uma consciência pública e coletiva sobre o universo da viagem, democratizando o acesso às ideias, inquietações e reflexões que perpassam o Grupo de Estudos e Práticas em Performances e Narrativas de Viagem, vinculado ao Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Pensamos na viagem naquilo que ela tem de estética e de sintoma social.  

Manifestamos que a cura do corpo e do espírto vem através da curadoria, que organiza um coquetel de discursos e ações que visam atacar a doença do senso-comum, cujos sintoma principal é a repetição que condiciona um único modo de falar e agir no universo da mobilidade.

Cura e curadoria: substantivos femininos.

Curatorial: adjetivo de dois gêneros.

Curar: libertar ou conservar por meio do sal, do sol ou do fumo.

Curadoria: medicina curandeira.

 

Curadores que idealizam, montam, executam, revisam e supervisionam um blog chamado "Curadoria em Viagem".

Curandeiros que benzem, expurgam, prescrevem simpatias, interpretam e professam em um blog chamado "Curadoria em Viagem".

Curadoria para quem vai, quem fica, quem pensa em ir e quem sonha em partir. 

Curadoradoes e curandeiros: anfitriões nesta viagem. 

Por, Humberto Fois-Braga e Grupo PeNaVia (em Juiz de Fora, 26 de agosto de 2016).

bottom of page