top of page

O site "Curadoria em Viagem" é a plataforma de democratização das diversas discussões teóricas e conceituais desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Práticas em Performances e Narrativas de Viagem (PeNaVia).

O PeNaVia, enquanto grupo de pesquisa e extensão, está vinculado ao Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo sido idealizado e fundado pelo professor Humberto Fois-Braga, que atualmente também o coordena. Neste grupo, são desenvolvidos projetos de cunho científico, bem como encontros e publicações de caratér acadêmico. Para mais informações, acesse o site oficial do PeNaVia, clicando aqui.

O objetivo do "Curadoria em Viagem" é, principalmente, de divulgar informações e reflexões sobre o universo da mobilidade e que possam interessar ao maior número de pessoas possíveis; ao mesmo tempo é um espaço de criação que capacita os alunos do curso de turismo da UFJF a refletir sobre a mobilidade nas mais diversas formas e conteúdos.

Entendemos a viagem como uma faceta da mobilidade, sendo constituída por dois principais momentos pendulares: os sedentários e os de deslocamento. Logo, existe, mesmo que em estado potencial e para além do realizável, três cronotopos que perpassam a viagem: o antes, o durante e o pós-deslocamento. Estes tempo-espaços são reorganizados pelas vivências particulares de cada viajante, sendo que estes podem ser discutidos a partir de quatro principais arquétipos: os turistas, os imigrantes, os refugiados e os exilados. 

Para a navegação, o site conta com três principais páginas:

- RAÍZES: aqui, buscamos refletir sobre como a mobilidade constitui um conteúdo e uma estética para diversas criações artísticas, sejam estas de cunho popular, cult ou pop. A ideia principal é a de que, em nosso cotidiano, somos perpassados por diversos discursos sobre as viagens, que nos chegam a partir da literatura, do cinema, da televisão, dos objetos, de alguns ambientes, imagens, músicas, artes cênicas e digitais.

- ASAS: se as "Raízes" representam uma sedentariedade dos telespectadores, leitores, ouvintes etc que são perpassados pelos múltiplos discursos da mobilidade, em "Asas" temos estes mesmos sujeitos transformados em viajantes. Com asas, eles voam e se deslocam para visitar diversos locais, e aqui nos interessa pensar nos imaginários literários e pop-ficcionais gerados nos processo de recepção dos produtos culturais e que constituem atrativos turísticos. 

- MEMÓRIAS: quem viaja, traz desta sua jornada diversas lembranças, positivas e negativas, que passam a impregnar, com maior ou menor intensidade, seu cotidiano. No retorno, o viajante arquiva em sua memória, em seu corpo, em diversos textos artístico e teóricos, na decoração de sua casa e trabalho algumas destas experiências de viagem que lhes marcaram.

Estruturalmente, se pensarmos que a viagem se constituem em três momentos, percebemos que estas três seções se relacionam da seguinda maneira:

 

 

 

 

 

 

 

 

Além destas três páginas, que se articulam da forma acima com o cronotopos da viagem, temos também uma quarta:

- ESCOLA DAS MOBILIDADES: nesta página, estão os materiais produzidos pelo grupo PeNaVia, disponíveis a partir de diversos suportes, como podcast, eventos, criações artísticas (fotografias, contos...), publicações e cursos, além de chamada para eventos. Diferentemente das três páginas anteriores, esta visa constituir um espaço de aprendizado pedagogicamente mais sistematizatdo, a partir de temáticas que envolvam o universo da mobilidade. 

Para nos acompanhar no Facebook, a partir da página oficial, clique aqui.

Críticas, sugestões, comentários e elogios são sempre bem-vindos. Escreva para nós, através do "fale conosco".

Humberto FOIS-BRAGA (em 26/agosto/2016).

RAÍZES

ASAS

MEMÓRIAS

PRÉ-DESLOCAMENTO
DESLOCAMENTO
PÓS-DESLOCAMENTO
VIAGEM
MOBILIDADE
bottom of page